ECONOMIA

Copom aponta primeiros sinais de moderação no mercado de trabalho brasileiro

Em ata, comitê do Banco Central destaca que setor segue aquecido, mas já apresenta indícios de desaquecimento

Publicado em 16/12/2025 às 08:57
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou, na ata de sua última reunião, publicada nesta terça-feira, 16, que o mercado de trabalho brasileiro permanece "bastante apertado", mas já apresenta "sinais incipientes de desaquecimento". Esta é a primeira vez que o colegiado menciona oficialmente uma desaceleração do setor neste ciclo.

O Copom ressaltou que segue acompanhando de perto o comportamento do mercado de trabalho. Segundo a ata, as discussões da reunião dos dias 9 e 10 abordaram duas frentes: uma conjuntural, voltada para o entendimento do atual aquecimento do setor e suas perspectivas, e outra estrutural, dedicada a analisar como as transformações do mercado de trabalho têm impactado os indicadores e sua interpretação.

"Concluiu-se que o mercado de trabalho está em patamar bastante apertado, que há sinais incipientes de desaquecimento e que a compreensão da separação entre fatores conjunturais e estruturais deve continuar a ser aprofundada, à luz de evidências que necessitam de tempo para uma análise mais robusta", destaca o sexto parágrafo da ata.