TECNOLOGIA

Se não se investir, até 2030 não haverá energia bastante para manter capacidades de IA, diz analista

Por Sputinik Brasil Publicado em 22/04/2025 às 07:25
© Foto / geralt

A quantidade de eletricidade necessária para alimentar a inteligência artificial (IA) poderá consumir 10% da energia mundial até 2030, disse à Sputnik Anton Averyanov, diretor-geral da empresa russa ST IT.

Averyanov destacou que, em regiões com um grande número de data centers, a eletricidade pode não estar disponível.

"Até 2030, a IA poderá começar a consumir até 10% da eletricidade mundial, ou seja, cerca de 3.000 TWh se nada mudar. Em algumas regiões onde os data centers são em maior número, pode não haver energia suficiente para todos", ressaltou ele.

O interlocutor da Sputnik especificou que atualmente, há energia suficiente em todo o mundo para alimentar a IA. Em 2022, o mundo gerou cerca de 28.000 TWh de eletricidade, e a IA, juntamente com todos os data centers, consumiu cerca de 2 a 4% desse valor.

No entanto, continuou, a carga não é distribuída uniformemente e, em regiões como a Virgínia (estado dos EUA) ou a Irlanda, as redes de energia não conseguem suportar a carga devido ao grande número de data centers.

Além disso, refere, o apetite por IA está crescendo rapidamente - de 25 a 33% ao ano.

O crescente consumo de energia exige grandes investimentos no setor energético. O analista indica que são necessários aproximadamente US$ 1 a 2 trilhões (R$ 6 a 12 trilhões) de novos investimentos em energia até 2040 e que só nesse caso deverá haver energia suficiente para todos.