'É um padrão', diz Zakharova sobre desrespeito de Kiev à trégua de Páscoa

Representante oficial do MRE russo lembra que a Ucrânia também não respeitou o cessar-fogo anterior que suspendeu ataques a infraestruturas de energia.
As autoridades do regime de Kiev não respeitaram a trégua de Páscoa e usaram mísseis americanos HIMARS para ataques, informou neste domingo (20) a porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em postagem no Telegram em resposta às esperanças dos EUA de estender o cessar-fogo.
"O regime de Kiev não respeitou [a trégua] durante a Páscoa. Além disso, usaram armas HIMАRS americanas em Bankova para violar o cessar-fogo. Mas isso não é um acidente, e sim um padrão, porque durante o cessar-fogo sobre ataques ao complexo de combustível e energia, Zelensky, que concordou com a trégua, teve como alvo a infraestrutura energética civil", escreveu ela.
Anteriormente, o Departamento de Estado dos EUA informou que Washington gostaria de uma resolução de longo prazo para a crise ucraniana e de estender a trégua de Páscoa para além deste domingo.
A trégua de Páscoa foi anunciada na manhã de sábado (19), pelo presidente russo, Vladimir Putin, prevista para durar entre às 18h00, horário de Moscou, (12h00 no horário de Brasília) até a meia-noite, horário de Moscou, (18h00 no horário de Brasília) do dia 21 de abril.
Putin enfatizou que presumia que Kiev seguiria o exemplo de Moscou. Porém, neste domingo, o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas ucranianas violaram repetidamente o cessar-fogo desde o início da trégua da Páscoa. Eles tentaram atacar as posições das tropas russas nas áreas dos assentamentos de Sukhaya Balka e Bogatyr, na República Popular de Donetsk (RPD).
Além disso, à noite, as Forças Armadas Ucranianas realizaram 48 ataques com drones, incluindo um no território da Crimeia. O inimigo também disparou 444 vezes contra posições do Exército russo com armas de fogo e morteiros, realizou 900 ataques com quadricópteros e lançou diversas munições.
Ao mesmo tempo, todos os grupos de tropas russas respeitaram rigorosamente o regime de cessar-fogo a partir das 18h00 do dia 19 de abril e permaneceram nas linhas e posições anteriormente ocupadas, enfatizou o ministério.