Após salvo-conduto presidencial, ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, chegou a Brasília nesta quarta-feira (16) em um avião da Força Aérea Brasileira. A informação foi confirmada ao Itamaray ao G1, mas sem especificar o horário.
Esposa do ex-presidente Ollanta Humala, Nadine e seu filho menor Samin Mallko Ollanta Humala Heredia receberam um salvo-conduto da atual presidente do Peru, Dina Boluarte, para deixar a embaixada brasileira em Lima e se asilasse no país.
Tanto Nadine quanto seu marido foram condenados a 15 anos de prisão em um caso de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht. Segundo a decisão judicial, o casal teria recebido US$ 3 milhões para financiar as campanhas presidenciais de 2006 e 2011.
Segundo a acusação, a ex-primeira-dama participou ativamente de atividades do Partido Nacionalista como arrecadação de fundos e ações do governo. Nadine, no entanto, nega qualquer ação ilícita.
A ex-primeira-dama não compareceu ao julgamento e se asilou na embaixada brasileira logo após a sentença de 15 anos ser lida pela Terceira Vara Colegiada do Tribunal Superior Nacional do Peru.
Além de seu esposo, seu irmão Ilán Heredia, também foi condenado a 12 anos de prisão no processo. Além da pena, Humala terá de pagar uma multa de 10 milhões de soles.
Outros três presidentes peruanos também estão envolvidos no escândalo
A presidenciável Keiko Fujimori, filha do ex-presidente peruano condenado por violações de direitos humanos Alerto Fujimori, também foi presa em um processo ligado a Odebrecht. O caso, contudo, foi anulado pela justiça peruana.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru, o pedido de asilo de Nadine foi feito "em conformidade com o estabelecido na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual o Peru e o Brasil são signatários."
"Nesse sentido, em cumprimento dos referidos artigos V e XII, o governo peruano forneceu tais garantias para o traslado de ambas as pessoas e concedeu os correspondentes salvo-condutos."