AGRICULTURA

Programa Planta Alagoas entrega mais de quatro toneladas de sementes em Penedo

Por Fernando Vinícius Publicado em 15/04/2025 às 15:49
Deywesson Duarte

Agricultores e agricultoras penedenses receberam nesta terça-feira, 15, as sementes distribuídas pelo Programa Planta Alagoas. Ao todo, mais de quatro toneladas de grãos de milho, feijão de corda e feijão de arranca – variedade mais conhecida como carioquinha – foram repassadas, sem custo, aos trabalhadores rurais.

O incentivo à produção no campo é resultado da parceria entre os governos estadual e municipal, viabilizado por meio das respectivas secretarias de agricultura. 

“O Planta Alagoas leva semente para a agricultura familiar, para que o agricultor possa produzir no campo e é esse trabalho na roça, no dia a dia do meio rural que coloca alimentos nas feiras e na casa das pessoas da cidade”, destaca o vice-prefeito Valdinho Monteiro.

Ao lado do prefeito Ronaldo Lopes, Valdinho parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (Semdagro), pasta que administra com conhecimento prático por ser um legítimo homem do campo.

Este ano, o programa disponibiliza 2.630 toneladas de semente de milho na zona rural de Penedo, uma toneladas e mais 375 quilos de feijão de arranca – variedade com maior valor de mercado – e mais 290 quilos de semente de feijão de corda.

Todo esse quantitativo foi entregue por Ronaldo Lopes e Valdinho Monteiro na sede da Semdagro, junto com plantadeiras, ferramenta de trabalho também conhecida como matraca que foram sorteadas entre trabalhadores e trabalhadoras rurais presentes.

“A agricultura é muito importante para todos e na nossa gestão sempre teve uma importância enorme desde nosso primeiro mandato”, frisou o prefeito penedense, citando ações regulares como manutenção de estradas, preparo de solo sem custo para o pequeno produtor e ampliação da compra de itens da agricultura familiar para a composição do cardápio diário da merenda escolar.

Investimentos em escolas da zona rural também são uma realidade no primeiro mandado do Ronaldo, como frisou Valdinho em seu pronunciamento.

“Tratar o homem do campo com as mesmas condições que têm as pessoas que vivem na área urbana é um compromisso que assumi e vou manter”, acrescentou Ronaldo Lopes, assegurando a continuidade da assistência técnica por meio da Semdagro.

Galeria de fotos