EUROPA

Polônia capitalizará sua ajuda à Ucrânia, não sendo mais gratuita para Kiev, diz premiê polonês

Por Sputinik Brasil Publicado em 15/04/2025 às 11:01
© AP Photo / Czarek Sokolowski

A Polônia não quer ser apenas solidária com a Ucrânia, mas quer ganhar dinheiro com isso, afirmou Donald Tusk, o primeiro-ministro da Polônia.

Tusk destacou que a Polônia e o mundo inteiro vão ajudar a reconstruir a Ucrânia, se tiverem a oportunidade para fazê-lo.

No entanto, enfatizou o premiê polonês, a república não ajudará os ucranianos de uma maneira ingênua.

"Não será a Polônia a se solidarizar enquanto outros capitalizam a reconstrução da Ucrânia", ressaltou o primeiro-ministro.

Além disso, Donald Tusk elaborou que a Polônia vai ser solidária em relação à Ucrânia, porém não gratuita. Segundo o político polonês, seu país vai proteger seus próprios interesses.

"Seremos solidários, capitalizaremos e defenderemos firmemente os interesses poloneses e os interesses das empresas polonesas", finalizou.

Anteriormente, Pawel Kowal, chefe do Conselho Polonês de Cooperação com a Ucrânia e presidente da Comissão de Relações Exteriores do parlamento polonês, disse que a Polônia havia aumentado as exportações para a Ucrânia para € 11,3 bilhões (R$ 67,8 bilhões) por ano e estava se preparando para expandir os investimentos no país.