Oficial turco: Turquia é pronta para mediar conversas de Ucrânia, mas há falta de sinais para elas

A Turquia está pronta para mediar uma resolução do conflito na Ucrânia, mas não há sinais de que as partes estejam prontas para negociações, disse à Sputnik um representante da administração do presidente da Turquia.
O oficial destacou que a Turquia está em contato com a Rússia e a Ucrânia sobre a segurança do mar Negro.
"Sim, a declaração de que estamos prontos para a mediação é feita regularmente no mais alto nível. Mas, até o momento, não há sinais das partes sobre sua disposição para negociar. Ainda assim, o lado turco continua incansavelmente seus esforços", disse o interlocutor da Sputnik.
Quando perguntado se as delegações russa e ucraniana planejavam manter conversas na Turquia sobre a segurança marítima, o interlocutor da agência disse que "não há tais planos no momento".
Além disso, ele sublinhou que Ancara espera que as propostas dos Estados Unidos sobre a iniciativa do mar Negro venham a ter sucesso, incluindo o progresso na questão da exportação de produtos agrícolas russos para os mercados globais.
"Os obstáculos devem ser removidos, inclusive os obstáculos à entrada de produtos russos nos mercados, para que o mecanismo possa funcionar. Temos esperanças nesse sentido", finalizou.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disse que as portas do país estão abertas para conversações entre a Rússia e a Ucrânia.