ATIVIDADES ILEGAIS

PF, ICMBio e Força Nacional combatem garimpo ilegal em 3 estados da Amazônia Legal

Por Sputinik Brasil Publicado em 13/04/2025 às 14:46
© Foto / Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

A Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional de Segurança Pública destruíram dezenas de equipamentos da atividade garimpeira ilegal, no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade de conservação de proteção integral, localizada entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

A Operação Murus Viridis também desmobilizou escavadeiras hidráulicas, caminhões, motores de bombas, motos, ferramentas, 16 barracões de garimpo e apreendeu 8 mil litros de óleo diesel.

"A Polícia Federal, no decorrer da atividade, também promoveu diligências voltadas à colheita de elementos de inteligência e informações de polícia judiciária, que subsidiarão a instauração de procedimentos investigativos com o intuito de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado", diz a nota da PF.

A operação integra uma estratégia voltada à interrupção da cadeia logística e financeira do garimpo ilegal, ao enfraquecimento das organizações criminosas atuantes na região e à garantia da proteção das populações tradicionais e dos ecossistemas sensíveis da unidade de conservação.

As apreensões de minérios cresceram mais de 170%, e as de madeira em 65%, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Amazônia Legal ocupa 58% do território brasileiro e abrange nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).