PANORAMA INTERNACIONAL

'Teerã não negocia sob pressão', afirma MRE iraniano sobre programa nuclear do país

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/03/2025 às 01:45
© AP Photo / Organização de Energia Atômica do Irã / Handout

O Irã não negociará sob pressão, disse neste domingo (9) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, no contexto das discussões em torno do programa nuclear iraniano.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que havia enviado uma carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e acrescentou que preferiria chegar a um acordo com Teerã sobre o programa nuclear iraniano em vez de tentar resolver a questão nuclear iraniana militarmente.

"Não negociaremos sob pressão e intimidação. Nem pensaremos nisso, independentemente de qual seja o tópico. Negociações e perseguição com ditadura não são a mesma coisa", escreveu Araghchi em sua página na rede social.

O ministro reafirmou que o programa nuclear do Irã "sempre foi e sempre será inteiramente pacífico", repudiando temores de "potencial militarização".

"Estamos agora realizando consultas com o E3 [Alemanha, França e Reino Unido] – e separadamente com a Rússia e a China – em pé de igualdade e com respeito mútuo. O objetivo é explorar maneiras de construir mais confiança e transparência em nosso programa de energia nuclear em troca do levantamento de sanções ilegais", explicou o ministro das Relações Exteriores iraniano.

Na semana passada, Araghchi afirmou que o programa nuclear do Irã não poderia ser destruído por meios militares que tem capacidade de dar uma resposta "muito poderosa" a qualquer ataque.

Ele acrescentou que não acreditava que Israel realizaria ações militares contra o Irã, pois isso, em suas palavras, levaria a uma "conflagração maciça" na região do Oriente Médio.