EUA

Trump está furioso com baixas taxas de deportação de imigrantes ilegais, diz mídia

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 08/02/2025 às 12:52
© AP Photo / Jose Luis Magana

O presidente dos EUA Donald Trump está irritado com a taxa insuficientemente alta de deportação de imigrantes ilegais do país, informa o canal de televisão NBC, citando fontes familiarizadas com as discussões.

O NBC destaca que depois de prometer deportar milhões de migrantes durante a campanha eleitoral, Trump não está feliz com o fato de que a taxa das deportações está em um nível baixo.

"Os agentes do Departamento de Imigração e Alfândega [ICE, na sigla em inglês] estão sob pressão crescente para aumentar o número de prisões e deportações de imigrantes indocumentados, já que o presidente Donald Trump expressou sua raiva pelo fato de o número de pessoas deportadas nas primeiras semanas de seu governo não ser maior", elabora o canal.

Observa-se que o descontentamento de Trump está sendo comunicado ao supervisor de segurança da fronteira dos EUA, Tom Homan, à secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, e a outras autoridades.

"Ele [Donald Trump] está ficando louco por não estarem deportando mais pessoas", disse uma pessoa familiarizada com o pensamento de Trump.

Por sua vez, Homan realiza reuniões diárias com sua equipe, expressando sua própria insatisfação com os números atuais.

De acordo com o NBC, os agentes do ICE prenderam um máximo de 1.100 migrantes por dia desde a posse de Trump, mas os números têm sido menores desde então.

"Nesta terça-feira [4], as detenções de imigrantes foram mais de 800 [...]. Mas no último fim de semana houve apenas cerca de 300 detenções", informa o NBC, citando fontes.
Grupo de migrantes deportados dos EUA entra em aeronave para retornar aos seus países de origem
Grupo de migrantes deportados dos EUA entra em aeronave para retornar aos seus países de origem

Entretanto, enfatiza o canal, para atingir a meta de deportar pelo menos um milhão de migrantes por ano, o ICE precisaria deportar mais de 2.700 migrantes por dia.

"Para cumprir a promessa do dia da posse de Trump de 'milhões e milhões' de deportações, o governo Trump teria que deportar mais de 2.700 imigrantes todos os dias para chegar a um milhão em um ano", finaliza a publicação.

Anteriormente, as autoridades de imigração dos EUA começaram a fazer prisões em Chicago e tinham como alvo moradores ilegais que vivem no reduto democrata, tudo parte do plano de Donald Trump para deportações em massa.