OTAN está se preparando para enviar forças dos EUA para fronteira norte da Rússia, diz especialista
Os países da Escandinávia e a Finlândia estão criando ativamente condições para a transferência de tropas dos EUA para as fronteiras da Rússia, afirma Glenn Diesen, professor da Universidade do Sudeste da Noruega, na rede social X.

"A Noruega decidiu acolher pelo menos 12 bases dos EUA, enquanto a Finlândia e a Suécia estão seguindo o exemplo, transferindo o controle soberano sobre parte de seu território. […] Será construída infraestrutura para enviar tropas dos EUA mais rapidamente para as fronteiras da Rússia", disse ele.
Ao mesmo tempo, segundo o especialista, o objetivo principal do Ocidente nesta região é criar uma ameaça para a Rússia, fortalecendo a presença da OTAN no mar Báltico e no oceano Ártico. Ambas as hidrovias devem, segundo a OTAN, ser transformadas em zonas da aliança.
Além disso, o destacamento de forças militares estrangeiras no norte da Finlândia permitirá que a OTAN crie uma ameaça à base da Frota do Norte da Rússia em Arkhangelsk.
"À medida que a Escandinávia cede sua soberania aos EUA, [...] a região se tornará uma linha de frente. Isso vai preparar o terreno para a Guerra do Norte 2.0 [entre a Rússia e a OTAN]", concluiu o especialista.
Na quarta-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, disse ao jornal VG que o país criaria uma brigada separada para reforçar a sua presença militar na fronteira com a Rússia, apesar das restrições internas existentes sobre atividades militares na região.