'Vamos esperar um incidente acontecer para proteger nossos dados?', questiona especialista em LGPD
São Paulo é palco, nesta terça-feira (28), do GPO Day 2025, maior evento da América Latina dedicado à proteção de dados pessoais, cibersegurança, tecnologia e inovação.

São mais de mil participantes em evento que trata sobre as práticas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é voltado para empresas, órgãos públicos, profissionais autônomos e funcionários que atuam no ecossistema de proteção de dados.
A especialista em proteção de dados Manuela Cotulio, que participou do evento pela terceira vez, ressaltou a importância do evento para o setor, por "trazer à tona assuntos que normalmente não estão na mesa de discussão das empresas".
Para ela, o Brasil está bem posicionado em relação à regulamentação e à cultura de proteção de dados, ainda que careça de mais ação. "Nós temos aqui a LGPD, que é baseada na GDPR da União Europeia. Como a lei é de 2018, ainda é uma legislação nova, e temos um caminho longo a percorrer. A ANPD vem soltando regulamentações, então estamos em constante desenvolvimento e aprendizado."
"O Brasil, culturalmente falando, é um país muito reativo, não proativo. A proteção de dados vem para trazer esse alerta: vamos esperar um incidente acontecer para nos adequar e proteger nossos dados? Não. Seria realmente uma mudança de cultura."
Em sua edição de 2025, o evento abordou temas como a adequação à LGPD, a importância da reputação corporativa, os desafios regulatórios e o posicionamento do Brasil no cenário global de proteção de dados.
"Apesar de ser um assunto que vem crescendo ao longo dos anos, ainda é necessário que a gente divulgue mais e converse mais sobre isso."
Um dos principais temas discutidos foi a necessidade de as empresas enxergarem a proteção de dados não apenas como uma obrigação legal, mas como um fator crítico para a reputação e a sustentabilidade dos negócios. "O pessoal normalmente foca muito na questão de multa, mas a proteção de dados tem como aspecto mais importante o fator da reputação da empresa. Entender que estar adequado à LGPD ajuda a fechar negócios é muito importante."
Em meio a ciberataques e vazamentos de informações a LGPD, sancionada em 2018 no Brasil, estabelece regras sobre como empresas e organizações devem coletar, armazenar, processar e compartilhar dados pessoais.