Ufal será a sede de conferência estudantil em comportamento animal
4ª ISCABC é um evento internacional que une temas como bem-estar animal, etologia, ecologia comportamental, entre outros temas
Após Quioto, Londres e Cidade do México, é a vez do Brasil sediar a quarta edição da Conferência Internacional Estudantil em Comportamento e Cognição Animal (ISCABC). O evento reúne pesquisadores de várias partes do mundo para debater bem-estar animal, etologia, ecologia comportamental, entre outros, e acontece entre os dias 4 e 5 de junho na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo Lupin Teles, do comitê organizador da ISCABC em Alagoas, o evento contará com aparato híbrido para a divulgação, aprofundamento e network científico nas ciências biológicas e áreas afins, promovendo minicursos, apresentações de trabalhos, painéis e palestras de pesquisadores de diversas regiões do globo atuantes da etologia animal.
“A ISCABC Brazil 2025 tem a proposta de aproximar e conectar pesquisadores de diferentes continentes e descentralizar o nicho de inovação em pesquisa tradicionalmente europeu e norte-americano em edição inédita na América do Sul e nordeste brasileiro”, convida Teles.
A ideia do evento surgiu de um grupo criado por estudantes pesquisadores de qualquer nível, da graduação ao doutorado, que organizam a conferência a nível internacional a cada dois anos para debater comportamento e cognição animal. “Esta conferência tem como objetivo fornecer a oportunidade para estudantes e pesquisadores com pouca experiência profissional apresentarem e compartilharem seus trabalhos com outros estudantes de diferentes partes do mundo em um estágio semelhante em suas carreiras, dando a eles um espaço que em conferências mais convencionais seria menos acessível”, enfatiza.
Inscrições
As inscrições e submissão de trabalhos foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas diretamente na página oficial do evento. Os resumos podem ser enviados em inglês e português. Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados em forma de palestra em tempos de 45, dez ou ainda três minutos (Flash Talk), mais o tempo para perguntas; ou em formato de pôster. Os participantes virtuais terão os mesmos formatos de apresentação disponíveis que os participantes presenciais, no entanto, uma gravação da palestra será necessária para o formato Flash Talk.
Mais informações no site. Confira também no perfil @iscabc os principais palestrantes do evento.