VENEZUELA

ALBA chama sanções dos EUA, Canadá e UE contra autoridades venezuelanas de 'extorsivas'

Por Sputinik Brasil Publicado em 11/01/2025 às 19:28
© AP Photo / Ariana Cubillos
"As medidas extorsivas, criminosas e inescrupulosas impostas pelos governos americano, canadense, britânico e pela União Europeia (…), refletem a crueldade, a cumplicidade e a premeditação óbvia dos governos corporativos ocidentais, para prejudicar a paz e a estabilidade de um país livre e soberano e independente como a Venezuela", detalhou o comunicado publicado pela Aliança em seu site oficial.

Os países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), rejeitaram neste sábado (11) as sanções contra um grupo de funcionários venezuelanos por parte dos Estados Unidos, Canadá e União Europeia, e qualificaram essas medidas de "inescrupulosas, extorsivas e criminosas".

As sanções foram anunciadas na sexta-feira (10), durante a posse do presidente Nicolás Maduro para seu terceiro mandato.

Os EUA sancionaram oito autoridades e aumentaram a recompensa pela captura do presidente Nicolás Maduro para US$ 25 milhões (R$ 152,3 milhões).

O Reino Unido, por sua vez, impôs medidas restritivas contra 15 membros do governo, em particular contra o presidente do Supremo Tribunal do país, que reconheceu Nicolás Maduro como presidente eleito após as eleições de agosto passado.

Enquanto isso, o Canadá anunciou a imposição de sanções contra 14 altos funcionários por seu suposto envolvimento em violações de direitos humanos no país caribenho.