Canadá poderia impor tarifas sobre quase todos os produtos dos EUA, incluindo petróleo, diz mídia
O Canadá está considerando impor tarifas sobre quase todos os produtos dos Estados Unidos, incluindo petróleo e urânio, caso o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, imponha altas tarifas prometidas sobre os produtos canadenses
"Uma das listas que circulam nos círculos do governo canadense inclui praticamente todos os produtos que os EUA exportam para o Canadá […]. Outra opção que está sendo considerada pelo governo do primeiro-ministro Justin Trudeau é impor taxas de exportação sobre produtos estratégicos, como petróleo, urânio e potássio", ressalta a agência.
Mais cedo, o jornal Globe and Mail noticiou que o Canadá está considerando a possibilidade de aplicar tarifas comerciais retaliatórias sobre produtos de aço e cerâmica dos EUA, incluindo vasos sanitários e pias, bem como suco de laranja, caso Donald Trump imponha tarifas sobre produtos canadenses.
Autoridades canadenses afirmaram que a resposta do Canadá dependerá do tipo de tarifas que Trump decidir impor após a posse.
Anteriormente, Donald Trump disse que imporia tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá e do México após assumir a presidência, devido à imigração ilegal e ao tráfico de drogas não resolvidos nos EUA, e prometeu acrescentar 10% às taxas de exportação de produtos da China.
Por Sputinik Brasil