Tropas da OTAN estão mal preparadas para qualquer tipo de conflito no Ártico, diz mídia
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fala em enfrentar a Rússia no Ártico, mas muitas de suas tropas não têm a experiência necessária para sobreviver em tais condições extremas.
Ainda que as forças da OTAN participem regularmente em exercícios na região, muitas permanecem despreparadas para as duras realidades da vida no Ártico.
Os países da OTAN têm efetuado diversos exercícios do bloco na região setentrional, mas muitas das tropas ainda não estão preparadas para sobreviver nas condições adversas do Ártico, relata o The Sun, citando Minna Alander, pesquisadora do Instituto finlandês de Assuntos Internacionais.
"Nem todos os aliados da OTAN têm as capacidades necessárias e que funcionam no ambiente e clima do Ártico", disse Alander.
Oscar Rosengren, da empresa de inteligência privada britânica Grey Dynamics, apontou para o problema óbvio que ninguém quer discutir que são as "temperaturas congelantes, clima extremo e brutalidade da natureza" no Ártico.
"As massas convencionais de soldados não têm treinamento adequado. Tal negligência inevitavelmente trará consequências fatais", afirmou Rosengren.