No 'coração industrial' da Ucrânia: por que a libertação de Kurakhovo pela Rússia é importante?
Em entrevista à Sputnik, o analista político e militar Sergei Poletaev explica por que a libertação de Kurakhovo contribui muito para o avanço das tropas russas nas linhas de frente ocidentais.
Na última segunda-feira (6), os militares russos libertaram totalmente a cidade estratégica de Kurakhovo na República Popular de Donetsk (RPD), segundo o Ministério da Defesa da Rússia, apelidando a cidade de maior povoação no sudoeste de Donbass.
"Como resultado das ações profissionais das unidades russas durante a libertação de Kurakhovo, o inimigo perdeu mais de 12.000 soldados, cerca de 3.000 unidades de diversas armas e equipamentos militares, incluindo 40 tanques e outros veículos blindados de combate", disse o Ministério da Defesa da Rússia.
Para o analista Sergei Poletaev, a libertação de Kurakhovo pela Rússia é importante por várias razões, mas a principal delas é logística, o que contribui muito para o avanço das tropas russas nas linhas de frente ocidentais.
"A captura de Kurakhovo complicará significativamente o suporte logístico para os militares ucranianos na RPD e privará as forças de Kiev da capacidade de bombardear a capital regional Donetsk", afirma o especialista.
Poletaev destacou que "isso reflete problemas muito sérios nas Forças Armadas ucranianas", que só devem piorar no futuro próximo.
Do ponto de vista tático, após a tomada de Kurakhovo, uma poderosa área fortificada com uma rede desenvolvida de posições de tiro e comunicações subterrâneas, as unidades de assalto russas vão ter espaço significativo para manobrar, o que por sua vez aumentará o ritmo de libertação do território da RPD.
Ainda de acordo com o analista, a libertação abre caminho para as tropas russas avançarem na região de Dnepropetrovsk, descrita pela mídia dos EUA como o "coração industrial" da Ucrânia. Existem muitas empresas industriais na região relacionadas ao complexo militar-industrial, incluindo a Pavlograd Chemical Plant, que produz explosivos, e a Yuzhmash, que lida com tecnologias de foguetes.
Para além disso, o analista acredita que a região estava sendo mantida em função da imagem projetada da liderança ucraniana no exterior para tentar obter ganhos políticos em possíveis negociações.
"Tenho certeza de que Kiev manteve Kurakhovo por causa da próxima posse de [Donald] Trump, para não perder o prestígio e usar a cidade como moeda de troca em possíveis negociações de paz com Moscou", disse Poletaev. Vladimir Zelensky vai enfrentar riscos de reputação, pois "todos agora apontarão para Kurakhovo como um sinal da fraqueza das forças ucranianas", concluiu o analista.