Trump não se importa com 'ameaça' da Rússia à Europa, diz mídia britânica
Os Estados Unidos, sob a liderança do futuro presidente Donald Trump, e a Rússia supostamente representam uma séria ameaça à segurança da Europa, afirmou o jornal britânico Financial Times.
O artigo elaborou que uma "crise de segurança" na Europa em 2025 poderia ser desencadeada por duas coisas: uma suposta 'ameaça' da Rússia aos países europeus e "a crescente indiferença norte-americana de Donald Trump".
"Os países europeus devem responder urgentemente a essa alarmante combinação geopolítica, construindo suas próprias defesas", ressaltou o artigo.
Segundo o jornal, para compensar o déficit no orçamento de defesa da OTAN, se Trump decidir cortar o financiamento da Aliança, os países da Europa teriam que aumentar os gastos para 4,5% do PIB, em vez dos 3% previstos, com base na suposição de que o presidente eleito dos EUA ainda manteria seu compromisso com a OTAN.
Também foi destacado que a Alemanha – a principal economia da Europa – deveria aumentar seus gastos com defesa, apesar das preocupações dos países vizinhos com relação a isso.
"Mesmo 80 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, alguns dos vizinhos da Alemanha, especialmente a Polônia e a França, ficarão preocupados com o rearmamento da Alemanha. Porém, no interesse de sua própria segurança, eles devem aceitá-lo", declarou o artigo.
Anteriormente, Trump expressou repetidamente sua insatisfação com o trabalho da OTAN e ameaçou com a retirada dos EUA da organização se os parceiros europeus não assumirem maior responsabilidade financeira por sua própria segurança.
Conforme os relatos da mídia ocidental, o presidente eleito pretende exigir que os Estados-membros da organização aumentem os gastos com defesa para três por cento do PIB.