Líder da Coreia do Norte diz que novo míssil hipersônico pode romper qualquer defesa antimísseis
O líder norte-coreano Kim Jong Un declarou nesta segunda-feira (6) que o mais novo míssil balístico hipersônico de médio alcance da Coreia do Norte é capaz de superar qualquer sistema de defesa antimísseis.

A mídia sul-coreana e japonesa relataram que a Coreia do Norte disparou nesta madrugada um míssil balístico de alcance intermediário em direção ao mar do Japão.
O míssil voou 1,5 mil quilômetros (932 milhas), alcançando uma altitude de 99,8 quilômetros, e atingiu velocidade que excedeu a velocidade do som em 12 vezes, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.
"O desempenho do nosso mais recente sistema de mísseis hipersônicos de alcance intermediário não pode ser ignorado em todo o mundo, e o sistema pode desferir um sério ataque militar a um rival, ao mesmo tempo em que quebra efetivamente qualquer barreira defensiva densa", disse o líder norte-coreano, citado pela KCNA.
O míssil foi projetado para deter qualquer rival do país na região da Ásia-Pacífico, observou Kim.
Em outubro passado, a RPDC lançou um míssil balístico de longo alcance, presumivelmente um míssil balístico intercontinental (ICBM), da região de Pyongyang em direção ao mar do Japão aproximadamente às 7h10 do horário local.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, determinou no final de 2023 que a indústria militar e de fabricação de armas do país "acelerasse ainda mais os preparativos para a guerra", diante do que ele caracterizou como atos inéditos hostis contra o país por parte dos Estados Unidos e de seus aliados regionais.
Desde então, o país intensificou os testes de mísseis e apresentou um novo lançador múltiplo de foguetes e drones kamikaze, entre outros armamentos.