CONFLITO TURCO

Europa não ouviu sinal da Rússia após testes do míssil Oreshnik, diz ex-chanceler austríaca

Os países europeus não compreenderam o sinal enviado pela Rússia ao testar em condições de combate um dos mais novos sistemas de mísseis, o Oreshnik, afirmou Karin Kneissl, ex-ministra das Relações Exteriores da Áustria, nesta terça-feira (24).

Publicado em 24/12/2024 às 19:25
© Sputnik / Evgeny Biyatov

Durante o dia, Kneissl lançou o novo livro "Réquiem para a Europa", na biblioteca Maiakovski, em São Petersburgo.

"Infelizmente, posso dizer que eles [os países europeus] não entenderam essa mensagem. Eles não compreenderam o recado do presidente Vladimir Putin, que afirmou que não deseja incentivar uma transição para uma guerra nuclear. Ele quis enfatizar que existem muitas outras opções no arsenal [militar] com capacidades comparáveis às das armas nucleares. Ainda assim, esse sinal não foi ouvido", disse Kneissl a jornalistas ao responder a uma pergunta sobre o tema.

Em resposta ao uso de armamentos norte-americanos e britânicos pelas Forças Armadas da Ucrânia no fim de novembro, a Rússia realizou um ataque combinado a uma instalação da indústria de defesa do país vizinho.

Um complexo em Dniepre, que produzia tecnologia de mísseis e armamentos, foi atingido. Entre as ações, ocorreu o teste em condições de combate de um dos mais novos sistemas russos de mísseis de médio alcance, o Oreshnik, equipado com um míssil balístico de propulsão hipersônica sem ogiva nuclear.


Por Sputinik Brasil