CONFLITO

Conheça conflitos e guerras que tiveram cessar-fogo por ocasião do Natal

A época de Natal tem provado que, historicamente, é um período que sensibiliza governantes e a sociedade a buscarem mais humanidade e fraternidade, mesmo em tempos de guerra.

Publicado em 24/12/2024 às 13:33
© Foto / Wikimedia Communs

A Sputnik Brasil identificou alguns conflitos ocorridos ao longo dos séculos que tiveram cessar-fogo temporário durante o período natalino.

Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775 - 1783)

Durante o Natal de 1776, embora não tenha havido um cessar-fogo oficial, houve relatos de pausas nos combates em algumas áreas. No entanto, a famosa travessia de George Washington do rio Delaware na noite de Natal para atacar tropas hessianas mostra que nem todas as ações pararam.

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Um dos exemplos mais famosos e inusitados de cessar-fogo no Natal, a trégua da primeira Grande Guerra, em 1914, foi não oficial e teve até troca de presentes entre soldados alemães e britânicos no front ocidental. Houve relatos de sobreviventes de que os então inimigos cantaram canções natalinas e até jogaram futebol. Fotos da época comprovam o clima amistoso e festivo, que, infelizmente, foi breve.

Guerra do Vietnã (1959 e 1975)

Durante a guerra do Vietnã, os Estados Unidos declararam cessar-fogo de 30 horas no Natal, em 1965, para permitir um breve período de trégua, embora não tenha sido totalmente respeitado pelas partes.

Guerra Civil Angolana (1975-2002)

Durante a longa e devastadora Guerra Civil Angolana, houve vários cessar-fogos temporários, e alguns coincidiram com o período de Natal. Em 1991, por exemplo, uma trégua foi anunciada com o objetivo de permitir que os civis recebessem ajuda humanitária, mas não durou, pois os principais grupos envolvidos, MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), não respeitaram o combinado.

Conflito na Bósnia (1992-1995)

A guerra envolveu os três principais grupos étnicos na região em torno da independência da Bósnia da ex-Iugoslávia: croatas, sérvios e bósnios. Causou centenas de milhares de mortos e refugiados e foi a maior guerra na Europa depois da 2ª Guerra Mundial. Em 1994, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu um cessar-fogo no Natal, quando foram entregues mantimentos e houve ajuda humanitária nas regiões afetadas.


Por Sputinik Brasil