Em conversa com Putin, Fico diz querer padronizar os laços bilaterais entre Eslováquia e Rússia
O primeiro-ministro eslovaco Robert Fico disse que havia discutido com o presidente russo Vladimir Putin a situação na Ucrânia e as possibilidades de resolução do conflito, bem como as relações entre a Rússia e a Eslováquia.
"Em uma longa conversa, Vladimir Putin e eu trocamos opiniões sobre a situação militar na Ucrânia e as possibilidades de um fim pacífico rápido para a guerra e sobre as relações entre a Eslováquia e a Rússia, que pretendo padronizar", disse Fico em sua conta no Facebook (proibida na Rússia por atividades consideradas extremistas).
De acordo com o premiê eslovaco, isso também será ajudado por eventos relacionados ao 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e à vitória sobre o fascismo, "onde o papel decisivo foi desempenhado por russos, belarussos, ucranianos e outros povos da antiga URSS".
O primeiro-ministro também observou que o presidente Putin havia confirmado a prontidão da Rússia em continuar fornecendo gás para o Ocidente.
"O presidente russo Vladimir Putin confirmou a prontidão da Rússia em continuar fornecendo gás para o Ocidente e a Eslováquia, o que, dada a abordagem do presidente ucraniano, é praticamente impossível depois de 1º de janeiro de 2025", disse Fico nas redes sociais.
Putin recebeu Fico, que está em visita de trabalho a Moscou, no Kremlin no domingo (22), afirmou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov anteriormente. Fico chegou a dizer que sua visita a Moscou foi uma reação às palavras de Vladimir Zelensky de que ele era contra qualquer trânsito de gás pela Ucrânia.
Ainda segundo o porta-voz, Putin e Fico discutiram relações bilaterais, questões energéticas, a situação na Ucrânia e o curso da operação militar especial durante uma extensa conversa no Kremlin.