INTERNACIONAL

Justiça russa determina prisão preventiva de suspeito de matar tenente-general Kirillov

O Tribunal Distrital de Basmanny, em Moscou, determinou a prisão preventiva de Akhmad Kurbanov até 17 de fevereiro de 2025. O preso é acusado de matar o tenente-general Igor Kirillov.

Publicado em 19/12/2024 às 16:28
© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagens
"O tribunal decidiu atender ao pedido do investigador e optar por uma medida preventiva na forma de detenção até 17 de fevereiro", anunciou o juiz nesta quinta-feira (19).

Kurbanov, cidadão do Uzbequistão, é acusado de cometer ato terrorista, armazenar e fabricar dispositivos explosivos, de acordo com três artigos do Código Penal russo.

Na última terça-feira (17), Kirillov e seu assistente, o major Polikarpov, foram mortos quando um dispositivo explosivo improvisado detonou junto de um edifício residencial na avenida Ryazansky em Moscou.

De acordo com o Comitê Investigativo da Rússia, o terrorista foi recrutado pela inteligência ucraniana, que lhe prometeu um pagamento de US$ 100 mil (R$ 620 mil) e residência em um país da União Europeia.

Kirillov tinha 54 anos de idade e ganhou muita visibilidade na mídia nos últimos anos por acusar repetidamente a Ucrânia e os Estados Unidos de preparar ataques com armas químicas e biológicas.

Por Sputinik Brasil