Reino Unido, Itália e Japão lançam joint venture para construir caça supersônico
A empresa de defesa britânica BAE Systems, a italiana Leonardo e a Japan Aircraft Industrial Enhancement lançaram uma joint venture nesta sexta-feira (13), a fim de desenvolver um caça supersônico de última geração, que substituirá o Eurofighter Typhoon.
"BAE Systems [Reino Unido], Leonardo [Itália] e Japan Aircraft Industrial Enhancement Co Ltd. chegaram a um acordo para formar uma nova empresa sob uma joint venture comercial para o Programa Global de Combate Aéreo [GCAP, na sigla em inglês]", diz o comunicado conjunto.
O empreendimento será responsável pelo projeto, construção e entrega da aeronave de combate de próxima geração e fornecerá manutenção durante toda a sua vida útil, que deverá se estender além de 2070.
Espera-se que o empreendimento seja estabelecido em meados de 2025. Cada companhia deterá participação de 33,3%, com as filiais localizadas em cada um dos três países.
Em dezembro de 2022, os líderes do Japão, da Itália e do Reino Unido concordaram com o desenvolvimento conjunto de um novo jato de caça para substituir os F-2 no Japão e os Eurofighter Typhoons na Itália e no Reino Unido.
Em dezembro de 2023, Japão, Itália e Reino Unido assinaram um acordo internacional dentro do programa militar The Global Combat Air Programme (GCAP) para conceber o caça furtivo com capacidade supersônica, que deve entrar em serviço até 2035.