Parlamento norueguês suspende mineração em águas profundas da Noruega
A Noruega, líder em mineração em águas profundas, encerrará as licenças de extração após o partido verde bloquear anúncios de permissão no parlamento.
O projeto do governo norueguês para permitir mineração no fundo do mar foi suspenso como parte de um acordo para aprovar seu orçamento no parlamento. O pequeno Partido Socialista de Esquerda (SV) ambientalista bloqueou os planos de mineração no fundo do mar Ártico, exigindo que o governo cancelasse sua primeira rodada de licenciamento em troca de apoio ao orçamento.
"Usamos nosso poder de negociação para interromper o licenciamento de mineração em águas profundas para minerais", disse Kirsti Bergsto, líder do SV, conforme citado pela Bloomberg.
A declaração foi feita no final das negociações com a coalizão sobre o orçamento do próximo ano como parte de um acordo para aprová-lo no parlamento.
As reservas de hidrocarbonetos da Noruega a tornaram um dos países mais ricos do mundo. Ela também ocupou uma posição de liderança na extração de metais do fundo do oceano, que estão em alta demanda devido ao abandono dos combustíveis fósseis pela Europa.
A Noruega havia planejado abrir vastas áreas de sua região do Ártico no ano que vem para sua primeira rodada de licenciamento do leito marinho, já que o parlamento aprovou a mineração em alto mar em janeiro.
O acordo alcançado no domingo entre SV e o governo significa que a rodada de licenciamento planejada será cancelada. As autoridades acrescentaram que, embora o plano tenha sido suspenso, o trabalho preparatório continuaria, incluindo a criação de regulamentações e o mapeamento do impacto ambiental.