COMISSÃO EUROPEIA
Visita de novos líderes da UE a Kiev mostra suas prioridades, diz ex-presidente russo
A visita da nova liderança da União Europeia (UE) a Kiev no primeiro dia de mandato indica que sua prioridade é o conflito na Ucrânia e não os interesses internos do bloco, disse o ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.
Publicado em 01/12/2024 às 08:16
© AP Photo / Virginia Mayo
O novo presidente do Conselho Europeu, António Costa, junto com a nova chefe de política externa Kaja Kallas e a comissária para a ampliação Marta Kos, chegaram a Kiev no início do dia.
"[António] Costa, o novo chefe do Conselho Europeu, e a 'diplomata-chefe' russofóbica da UE, [Kaja] Kallas, aparecem em Kiev logo em seu primeiro dia. Isso mostra que a prioridade é prolongar a guerra, não garantir o bem-estar da UE. Felizes agora, europeus?", escreveu Medvedev em sua conta no X.
No início desta semana, António Costa disse que entraria em contato com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o líder ucraniano Vladimir Zelensky imediatamente após assumir o cargo. António Costa confirmou planos de se encontrar com Zelensky para lhe assegurar pessoalmente o apoio da UE à Ucrânia e seu compromisso de "ficar ao lado da Ucrânia pelo tempo que for preciso".
Por Sputinik Brasil