ARQUEOLOGIA

Arqueólogo amador descobre na Dinamarca espada da Idade do Bronze dobrada antes de ritual (FOTO)

O arqueólogo amador Claus Falsby, com a ajuda de um detector de metais, examinou um pântano perto da cidade dinamarquesa Vikso, onde em 1942 foram encontrados dois elmos da Idade do Bronze.

Publicado em 28/11/2024 às 10:36
© Foto / Pixabay / HisLoveNeverFails

Ele descobriu uma série de objetos que na Idade do Bronze tardia e início da Idade do Ferro eram deixados por antigos habitantes desta região como oferenda ritual.

Entre os achados havia dois machados de bronze, três tornozeleiras, o fragmento de uma grande fíbula, um objeto não identificado e uma espada de bronze que foi especialmente dobrada antes de um ritual, informa o museu ROMU.

De acordo com a equipe do museu, a espada encontrada representa o período de transição em que foi feita, porque a lâmina em si era feita de bronze e os rebites já eram feitos de ferro.

Destaca-se também que aparentemente a arma não foi produzida no local, mas importada do sul. Os cientistas acreditam que por volta de 500 a.C., o artefato foi feito em uma região ao norte dos Alpes, onde naquela época havia uma cultura arqueológica de Hallstatt.

Entre outras coisas, o comunicado de imprensa afirma que posteriormente o arqueólogo amador a dezenas de metros do local descobriu outro artefato valioso – um torque de bronze decorado com ornamentação.


Por Sputinik Brasil