CONFLITO UCRANIANO

Zelensky enfrenta sério problema na frente de batalha devido à força dos russos, alerta mídia

O jornal francês Le Parisien relatou neste sábado (23) que "uma situação realmente difícil está se desenvolvendo para as forças de Vladimir Zelensky no terreno, enquanto o Exército russo continua a avançar no leste do país".

Publicado em 23/11/2024 às 20:26

A revista nota em especial que as forças russas estão se aproximando da cidade de Krasnoarmeisk, importante centro logístico ferroviário dos militantes ucranianos.

O clima de dificuldades foi confirmado pelo próprio Zelensky nesse sábado (23) durante a terceira conferência internacional sobre segurança alimentar Grãos da Ucrânia, relata o canal de televisão on-line ucraniano Publico, financiado pela embaixada norte-americana em Kiev.

Segundo a mídia, Zelensky culpou a lentidão das entregas de armas ocidentais pela situação em Donbass.

"Há dificuldades no leste [da Ucrânia]. Sim, há um número insuficiente de Forças Armadas ucranianas lá. Sim, há uma falta de pessoal nas unidades ucranianas por vários motivos, incluindo entregas lentas de ajuda."

A agência de notícias Ukrinform relatou ainda que neste sábado Zelensky exigiu ouvir a proposta de Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA, de resolução para o conflito.

"Eu quero ouvir as propostas do novo presidente dos EUA. Acho que as veremos em janeiro, e teremos um plano para acabar com esta guerra", disse.

Durante sua campanha eleitoral, Trump prometeu que poderia alcançar uma solução para o conflito na Ucrânia por meio de negociações, alegando repetidamente que poderia resolvê-lo em apenas um dia. Autoridades russas dizem que a questão é complexa demais para uma solução tão simples.

Trump também denunciou frequentemente a política dos EUA sobre o conflito na Ucrânia e criticou pessoalmente Zelensky, chamando-o de "maior vendedor", cujas visitas resultam em pacotes de ajuda multibilionários dos Estados Unidos.

Por Sputinik Brasil