TENSÃO MILITAR

Lavrov aponta objetivos de implantação de sistemas antimísseis dos EUA na Europa

As avaliações da Rússia em relação aos objetivos de implantar sistemas antimísseis dos EUA na Europa foram plenamente confirmadas, é uma tentativa de criar vantagens no confronto com Moscou, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia

Publicado em 16/11/2024 às 03:58
© Foto / Domínio público/ Marinha dos EUA

"Foram confirmadas nossas estimativas de 10-15 anos atrás, quando os americanos se retiraram do Tratado de Mísseis Antibalísticos e disseram que iriam colocar as respectivas áreas de posicionamento nos países europeus. Eles disseram ter apenas um objetivo – se proteger do Irã, e também da Coreia do Norte", disse o ministro aos jornalistas.

"Nós, analisando seus planos, dissemos logo que isso não tinha nada a ver com o Irã, é uma tentativa de criar vantagens unilaterais no confronto com a Rússia, aumentando as tensões, perseguindo um curso de dissuasão contra a Rússia. Nossas estimativas foram plenamente confirmadas", acrescentou ele.

A base de defesa antimísseis Aegis foi inaugurada oficialmente em 13 de novembro, na cidade polonesa de Radzikowo no norte do país, a 165 quilômetros da fronteira russa.

O presidente polonês Andrzej Duda declarou que a base de defesa antimísseis dos EUA em Radzikowo é dirigida contra a Rússia.

Por Sputinik Brasil