ENTREVISTA

Lula defende fim do conflito na Ucrânia e deseja que Putin recupere 'direito de andar pelo mundo'

Em entrevista, veiculada nesta sexta-feira (8), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que é preciso trabalhar para encerrar o conflito que paira entre Rússia e Ucrânia.

Publicado em 08/11/2024 às 20:17
© Evaristo Sa / AFP

Além disso, ele também declarou que deseja que o presidente russo, Vladimir Putin, volte a conquistar, de maneira civilizada, "o direito de andar pelo mundo".

Essas declarações foram dadas em uma entrevista do chefe do Executivo brasileiro à CNN International. Lula disse que é não é bom para a democracia ter um país como a Rússia isolado do mundo "porque ele [Putin] tomou uma decisão e o tribunal julgou".

Questionado sobre a suposta intenção de proteger o líder russo em sua chegada no Brasil para a cúpula do G20, Lula retrucou dizendo que o problema "não é apenas proteger o Putin para não ser preso no Brasil, que essa é a coisa mais fácil de fazer. O problema é que você tem no G20 vários presidentes da República que não ficariam na sala se o Putin entrasse".

"O que eu acho é que nós precisamos trabalhar para que essa guerra acabe de uma vez por todas e o Putin volte a conquistar o direito de forma civilizada andar no mundo e participar dos eventos", complementou o líder brasileiro.