Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump
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O desempenho do Partido Republicano nas eleições estadunidenses deste ano surpreendeu parte dos analistas e especialistas brasileiros que acompanham o dia a dia da política e da economia da maior potência econômica mundial.
Além de Donald Trump ter superado , com folga, a candidata democrata Kamala Harris na disputa pela presidência dos Estados Unidos, os republicanos já conquistaram a maioria dos assentos no Senado , que, atualmente, é controlado pelos democratas. E caminham para assumir também o comando da Câmara dos Deputados.
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Se a vitória na Câmara confirmar, Trump, que já presidiu os Estados Unidos entre 2017 e 2021, chegará à Casa Branca contando com uma maioria de congressistas que, em tese, prometerão mais a ajuda-lo a cumprir suas promessas de campanha. Situação que o próprio Trump, ao discursar logo após a divulgação dos primeiros resultados apontando sua vitória, classificada como um “mandato sem precedentes”.
“O fato de o Trump ter ganho não é surpresa. No mercado financeiro, em particular no norte-americano, havia mais apostas neste sentido. Ainda assim, a expectativa era de que as eleições fossem mais apertadas e, neste sentido, o resultado [geral] sim, surpreendeu”, disse à Agência Brasil o economista-chefe da empresa de tecnologia financeira Nomad, Danilo Igliori, classificando o resultado das urnas como “uma vitória e incontestável” dos republicanos.
Para Igliori, com o resultado, Trump deve começar sua gestão enfrentando menos resistências à melhoria de suas propostas de campanha.
“Conquistando, junto com o Congresso, o Trump terá condições de aprovar sua agenda de forma mais fácil. A questão é o quanto as propostas de tom mais viscerais, agressivas, disruptivas, vão, de fato, se materializarem nas políticas reais”, ponderou o economista, lembrando que, via de regra, encerrada a disputa eleitoral, é hora dos eleitores adotarem uma conduta mais pragmática.
“Mas acho que o mundo, com o Trump [na presidência dos EUA], é um mundo com mais risco, não o que tendemos a reafirmar um contexto que já é de bastante incerteza. Embora eu ache que os principais eventos não serão fundamentalmente impactados por Trump, já que há um interesse maior, que é a economia [global] que vem emergindo após a pandemia [da covid-19]”, acrescentou o economista, referindo-se a rearranjos das cadeias globais de comércio, entre outras características.
“O principal deles, a meu ver, é uma redução no nível de globalização. Acho que o centro da proposta de Trump, expressa no slogan Make America Great Again [Tornar a América Grande Outra Vez], sinalizando para os Estados Unidos mais isolados, menos inseridos nos fluxos globais de comércio e atividade. O que [se acontecer] vai gerar uma série de desdobramentos para as outras nações. Começando pelos impactos da política tarifária e da menor boa vontade para acordos multilaterais e bilaterais”, indicou o economista.
“Para o Brasil, o cenário tende a ficar bem mais complexo, já que o relacionamento com os Estados Unidos é bastante relevante para nós. Embora isso também possa gerar oportunidades, principalmente no relacionamento brasileiro com a China. Porque se os Estados Unidos restringem suas relações com a China, ela certamente vai procurar privilegiar outros parceiros.
Seletividade
Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (Ineu), Roberto Goulart Menezes, Trump não é exatamente um político isolador.
“Ele tende a uma abordagem que não é [só] dele. O [ex-presidente republicano] George Bush já a proposta no passado. Como também o [ex-presidente democrata] Bill Clinton em certo momento. É uma política de interesse nacional seletivo. Segundo a qual os Estados Unidos admitem que nem todos os temas [globais] os interessam e que há assuntos dos quais outros [países] podem cuidar melhor”, ponderou Goulart, frisando que, paralelamente a isso, Trump considera que, nos últimos tempos, Os organismos multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) vêm regularmente contrariando os principais interesses estadunidenses.
“Então, para ele, se os Estados Unidos não têm capacidade de reformar essas instituições para que contemplem seus interesses, é o caso de adotar uma atitude brusca em relação a essas instituições. Caso da OMC, cujo órgão de soluções de controvérsia está paralisado desde 2019 justamente porque os Estados Unidos não concordaram em renovar os julgados – algo que começou no primeiro governo Bush e que foi bloqueado na gestão [do democrata e atual presidente] Joe Biden”, lembrou o pesquisador, para quem há “pontos de contato” entre a ação democrata e republicana na defesa dos interesses dos Estados Unidos.
“Desde o governo Clinton, os Estados Unidos vêm tentando reconstruir sua hegemonia política e econômica global – a militar já está consolidada. O Trump também tem isso em seu horizonte. E, para isso, ele adota essa estratégia do interesse nacional seletivo. De forma que os Estados Unidos não vão disputar toda bola dividida”, acrescentou Goulart, que também se disse surpreso com o desempenho dos republicanos nas urnas.
“Primeiro porque as pesquisas apontaram para uma disputa voto a voto [entre Trump e Kamala Harris]. Depois, pela própria trajetória do ex-presidente, que tramitaram processos na Justiça e a consequente exposição midiática negativa. O resultado mostrou tanto que Trump e sua ala política detém o controle hegemônico do partido, quanto que sua política sobreviveu na memória dos competidores, mesmo os dados econômicos do governo Biden, agora, sendo bons”, avaliou o professor, destacando que, no último No período, a inflação oficial caiu e o nível do emprego formal melhorou, embora o custo de vida penalize os consumidores.
Na avaliação do pesquisador, com maioria no Congresso, Trump tentará implementar, já no primeiro ano de governo, mudanças nas leis trabalhistas e de imigração, entre outras medidas que reduzam as despesas do Estado. Além disso, sua vitória deve fortalecer a extrema-direita em todo o mundo, com prováveis consequências para as próximas eleições brasileiras.
“Talvez o Trump não consegue fazer tudo, mas com maioria no Senado e na Câmara, há grandes chances de ele conseguir aprovar seus projetos, sem grande resistência. Em 2025, a política externa deverá concentrar-se em três grandes temas: a guerra entre Ucrânia e Rússia; o conflito no Oriente Médio e a relação dos EUA com a China. Para o Brasil, resta redobrar o pragmatismo e, se necessário, ajustar a rota de sua política externa a fim de evitar eventuais dificuldades que os Estados Unidos venham a colocar em termos comerciais, principalmente”, concluiu Goulart.