Pronto pro ENEM? Programete conta tudo sobre o exame
A partir de agora vc confere o programete Pronto pro Enem, que vai trazer dicas para os participantes se prepararem para as provas.
Neste primeiro episódio apresentamos o que é Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como ele pode ser utilizado, destacando sua importância como avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio.
Criado em 1998, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para seleção de estudantes.
A especialista Silvia Torreglossa enfatizou que o exame vai além de uma simples prova:
"As questões, elas são muito elaboradas, elas são muito ricas. E se o aluno de fato não ler a questão, mesmo se ele estudou todo o conteúdo, ele não vai conseguir responder o Enem. Tem que focar e conseguir interpretar o texto de todas as provas."
Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.
O Exame este ano será realizado nos dia 3 e 10 de novembro, e terá 180 questões e uma redação que avaliam as diversas competências e conhecimentos dos participantes. Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep..
PROGRAMETE : PRONTO PRO ENEM - O QUE É O ENEM
Vinheta de Abertura 🎶
PRONTO PRO ENEM
Pronto Pro Enem? Mas o que é o Enem?
Efeito sonoro 🎶
BEATRIZ: O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes depois que eles completam o ensino médio. O exame foi criado em 1998 e de lá para cá ele e tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Prouni - Programa Universidade para Todos.
Atualmente instituições de ensino - públicas e privadas - utilizam o Enem para selecionar estudantes.
Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.
A especialista em ENEM, Silvia Torreglossa, que é professora de Pedagogia da Anhanguera destaca que o exame vai além da prova.
SILVIA: É algo assim que vai além da prova. As questões, elas são muito elaboradas, elas são muito ricas. E se o aluno de fato não ler a questão, mesmo se ele estudou todo o conteúdo, ele não vai conseguir responder o Enem. Tem que focar e conseguir interpretar o texto de todas as provas. Não só na parte de humanas, mas também na parte de exatas. Porque se ele não conseguir interpretar o texto na prova de exatas, ele também não vai entender nem o que aquela questão está pedindo.
Por isso que eu acho que o Enem é uma prova muito rica. Embora as respostas sejam objetivas, fora a redação, você precisa interpretar o texto para conseguir chegar na alternativa correta.
Efeito sonoro 🎶
BEATRIZ: Para a especialista fazer o Enem contribui com o aprendizado.
SILVIA: Independente se essa pessoa consiga uma pontuação relevante, alguma coisa assim, independente disso, só o fato daquele aluno, daquele estudante estar de frente a essa prova e consumir estas informações que estão nos enunciados, já é uma coisa maravilhosa,
O Exame terá 180 questões e uma redação que avaliam as diversas competências e conhecimentos dos participantes. Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
De Brasília, Beatriz Arcoverde da Radioagência Nacional
Sobe som 🎶
Reportagem, produção, redação e roteiro | Beatriz Arcoverde |
Edição | Liliane Farias |
Operador de áudio | Jaime Batista |
Sonoplastia | Jailton Sodré |
Arte | Caroline Ramos |
Educação Neste primeiro espisódio saiba o que é e para que serve o ENEM Brasília 21/10/2024 - 07:15 Liliane Farias Beatriz Arcoverde - Radioagência Nacional Enem 2024 Inep Enem segunda-feira, 21 Outubro, 2024 - 07:15 2:57