BNDES e Sebrae criam fundo de R$ 9,4 bi para estimular microempresas
O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, anunciou um acordo para criar um fundo garantidor de operações de crédito para pequenos empreendedores, com capacidade de conceder R$ 9,4 bilhões em empréstimos. A parceria foi formalizada em um evento em São Paulo, nesta sexta-feira (18), entre o banco e o Sebrae.
O Programa Acredita foi criado com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito a diversos segmentos econômicos, com foco na população mais vulnerável. O programa foi lançado em abril deste ano por meio de uma medida provisória.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ainda afirmou que a instituição deve firmar um acordo também com a Apex Brasil para apoiar a exportação de produtos comercializados por micro, pequenas e médias empresas, além de cooperativas e startups.
Os prazos das operações serão de 12 a 120 meses, incluindo uma carência mínima de três meses. Para ter acesso, o empreendedor deve solicitar o empréstimo em uma instituição financeira habilitada ao fundo.
*Com supervisão de Bianca Paiva.
Economia Brasília 18/10/2024 - 20:46 Bianca Paiva / Liliane Farias Nathália Maciel - estagiária da Rádio Nacional* BNDES Sebrae Microempreendedor sexta-feira, 18 Outubro, 2024 - 20:46 1:30