Ministério cobra Aneel sobre falta de luz em São Paulo após chuvas
Depois que moradores da região metropolitana de São Paulo ficaram mais de 20 horas sem energia, o Ministério de Minas e Energia (MME) determinou que a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, cobre providências à companhia de eletricidade, a Enel.
Segundo o MME, uma sala de situação foi criada para monitorar a situação e “garantir o rápido restabelecimento de energia elétrica”. Em todo o estado, sete pessoas morreram durante às fortes chuvas e rajadas de ventos com mais de 100 km/h, que ocorreram nesta sexta-feira (11).
O Ministério de Minas e Energia ainda argumenta que não há justificativa para a inação da Aneel e aponta que a reguladora mostra “novamente falta de compromisso com a população” e tem apresentado falhas na fiscalização dos serviços da distribuidora. Isso porque, segundo a pasta, a Enel tem histórico de problemas com o fornecimento de energia em São Paulo e outras localidades.
Também em nota, o ministério diz que a Aneel sequer deu andamento ao processo solicitado há um ano, relacionado a problemas anteriores de fornecimento da empresa. Além disso, o MME diz que “não há qualquer indicativo de renovação da concessão da distribuidora em São Paulo”. Ao criticar a falha de fiscalização da reguladora Aneel em relação à Enel, o MME informou, também, que pode pedir "apuração da conduta da Aneel junto aos órgãos de controle".
Geral Minas e Energia aponta falhas na fiscalização da Agência Brasília 12/10/2024 - 16:44 Tâmara Freire / Akemi Nitahara Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Minas e Energia Aneel Enel Falta de Luz Fortes Chuvas São Paulo sábado, 12 Outubro, 2024 - 16:44 1:30