Mais um voo com brasileiros repatriados do Líbano pousa no Brasil
Mais 211 brasileiros desembarcaram no nosso país na manhã deste sábado (12), fugindo dos ataques israelenses no Líbano. Este foi o quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Operação Raízes do Cedro.
A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, após um voo com mais de nove horas de duração. A bordo estava o quarto grupo de brasileiros que tiveram que deixar o Líbano diante da escalada de ataques de Israel ao país.
No total dos quatro voos realizados, em uma semana, o governo brasileiro trouxe 885 pessoas e 11 animais de estimação dessas famílias.
Outros brasileiros que vivem no Líbano ainda podem solicitar a repatriação para o Brasil. O Ministério de Relações Exteriores informou que continua em contato com brasileiros e familiares, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, para organizar um novo voo de repatriação, “a depender das condições de segurança no terreno”.
Enquanto isso, a orientação para quem continua no Líbano é seguir todas as normas de segurança das autoridades locais e, quem puder, deixar o país por conta própria.
Na noite dessa sexta-feira, mais um ataque israelense deixou dois soldados indonésios da ONU feridos após explosões no sul do Líbano. Segundo as Nações Unidas, o ataque ocorreu perto de uma torre de vigia onde estavam os agentes.
Após o episódio, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o ocorrido. Segundo ele, os “soldados da paz devem ser protegidos por todas as partes do conflito”.
Geral É o 4º grupo a ser resgatado do país por causa da ofensiva israelense Brasília 12/10/2024 - 10:56 Tâmara Freire/ Sumaia Villela Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Brasileiros Repatriados Líbano Israel Operação Raízes do Cedro sábado, 12 Outubro, 2024 - 10:56 98:00