Influenciador é investigado por fraude em importação de celular
Um influenciador digital, que se intitula especialista em importação de smartphones com economia de impostos, está sendo investigado pela Receita Federal na Operação Ifraud, realizada em conjunto com a Polícia Federal.
Com 650 mil seguidores no Instagram e 250 mil no YouTube, ele direcionava alunos de seus cursos on-line e clientes para transações com supostos sites parceiros, sediados no exterior, prometendo a compra de smartphones livres de impostos.
Segundo a Receita Federal, os métodos de importação usados pelo investigado envolvem crimes como descaminho e falsidade ideológica, causando prejuízo de cerca de 50 milhões de reais aos cofres públicos.
A partir dos lucros obtidos, o influenciador passou a postar fotos ostentando carros e mansões de luxo nas redes sociais. No entanto, seus alunos e clientes tiveram as encomendas apreendidas pela Receita Federal e recorreram a órgãos de defesa do consumidor.
A Operação Ifraud cumpre oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos, Barueri, Arujá, Sorocaba, Itu e Maceió. Os investigadores buscam identificar outros envolvidos no esquema, que podem responder por crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, descaminho, associação criminosa e falsidade ideológica.
Participam da operação 25 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além de 35 policiais federais.
Geral São Paulo (SP) 01/10/2024 - 15:34 Samia Mendes /L Pedrosa Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional operação ifraud terça-feira, 1 Outubro, 2024 - 15:34 108:00