DECLARAÇÃO

Boric: mundo não tem feito o suficiente para resolver crise política na Venezuela

Publicado em 24/09/2024 às 18:26

O presidente do Chile, Gabriel Boric, pediu que as autoridades internacionais sigam acompanhando e apoiando a população da Venezuela para combater a crise política e econômica que assola o país. Segundo ele, o mundo não tem feito o suficiente pela nação latino-americana.

"O presidente dos EUA, Joe Biden, não está fornecendo apoio ou buscando soluções para a Venezuela. Sanções não resolverão o problema, só intensificam uma crise econômica", criticou, ao defender que a democracia seja garantida na nação, depois que o presidente venezuelano Nicolás Maduro se reelegeu em um pleito sem transparência e que é tido como fraudulento pelas instituições internacionais.

Durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente chileno também reiterou seu apoio à criação de um Estado Palestino e condenou os crimes de guerra cometidos por Israel e também pelo Hamas. "É preciso exigir a liberação dos reféns mantidos pelo Hamas, e Israel deve respeitar as leis internacionais e desocupar territórios palestinos", disse.