ECONOMIA

Em 10 anos, plataforma Consumidor.gov já recebeu 8 milhões de queixas

Publicado em 13/09/2024 às 13:46

Cartão de crédito e débito, setor aéreo e celular: esses são os segmentos que mais recebem reclamações dos consumidores. E envolvem ofertas não cumpridas, cobrança por serviços ou serviços não prestados. É o que mostra o último balanço divulgado pelo Ministério da Justiça nessa sexta-feira, quando a plataforma consumidor.gov completa dez anos de atuação.

De lá pra cá, já foram mais de 8 milhões de queixas e  mais de 70% foram solucionadas de forma rápida. O tempo médio de resposta por parte das empresas é de 6 dias. O diretor de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral, explica ainda que as mulheres são as que mais reclamam.

Para entrar na plataforma é fácil. Basta acessar consumidor.gov.br. Lá, é possível falar diretamente com a empresa, mas é preciso que ela seja uma das 1483 empresas cadastradas. O Consumidor.gov faz a mediação e monitora a solução do problema, o que é uma forma de evitar a judicialização, segundo o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.

O serviço é de graça e lá no site é possível ver o ranking das últimas reclamações, o tipo delas e a resposta das empresas.

Consumidores fazem compras em supermercado
© Ag~encia Brasil/Arquivo
Economia Mais de 70% das queixas foram solucionadas de forma rápida Brasília 13/09/2024 - 13:46 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional consumidor reclamações sexta-feira, 13 Setembro, 2024 - 13:46 145:00