EVENTO

II Cerimônia do Capacete de Engenharia Civil

Cerimônia emociona ao celebrar o início da jornada dos futuros engenheiros civis, unindo famílias e reforçando o compromisso com a profissão e a sociedade.

Publicado em 12/09/2024 às 10:40

No dia 30 de agosto, aconteceu no Auditório Dr. João Sampaio, no campus I do Cesmac, a II Cerimônia do Capacete do curso de Engenharia Civil, um evento idealizado pela coordenação do curso, que marca a entrada dos novos estudantes na instituição.

Inspirada na Cerimônia do jaleco que já é tradicional nos cursos da área da saúde de todo o Brasil, a Cerimônia do Capacete tem o objetivo de celebrar o ingresso no curso, bem como confraternizar com familiares e amigos dos alunos, nesse momento de vitória depois de sacrifícios e dedicação aos estudos, marcando também a transição para a nova etapa acadêmica – saindo do ensino médio para entrar na graduação. Representa o compromisso com a profissão e a responsabilidade com a sociedade, por meio do grande símbolo, um dos principais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que caracteriza a profissão: o capacete branco.

Nesta que foi a segunda edição, houve a participação de 30 alunos, incluindo alguns remanescentes do 3º, 4º e 5º períodos, que desejaram fazer parte desse momento, já que na época do ingresso deles a cerimônia ainda não acontecia.

A mesa foi composta pela coordenadora do curso, Roseneide Honorato, e mais 4 professores da Engenharia Civil: Carlos Augusto Archanjo, Josivaldo Melo, Matheus Cedrim e Mayco Sullivan. A abertura ficou a cargo da Banda Lazuli, que é composta por discentes e pessoas da comunidade, fruto de um projeto de extensão longevo do Cesmac.

Logo após a apresentação musical, a cerimônia iniciou com a fala da coordenadora, e em seguida a chamada nominal de cada aluno para a aposição do capacete pela pessoa escolhida para ser padrinho/madrinha deste momento.

A aluna Alice Rocha, do 4º período, escolheu seu avô para participar deste momento ímpar em sua trajetória acadêmica e profissional:

“Participar da cerimônia do capacete foi uma experiência incrível e muito memorável. Tive o privilégio de participar junto com os meus colegas de classe e pude ver no rosto de cada um como foi gratificante aquele momento. Foi uma experiência única, que vou levar até o final do curso e até em diante na minha carreira profissional. A colocação do capacete foi um momento muito significativo para mim. Foi uma ocasião única que vivi ao lado de alguém extremamente especial, meu avô. Participar dessa cerimônia foi profundamente impactante tanto para mim quanto para minha família, e certamente levaremos essa lembrança conosco para sempre.”

A aluna Karen Ferreira foi a estudante que representou os colegas no ponto alto da cerimônia, com o pronunciamento do juramento de compromisso com a carreira e a sociedade.

“A cerimônia do capacete foi um momento muito marcante, principalmente por acontecer no início do curso. Fiquei muito feliz pela recepção calorosa do Cesmac, uma memória especial para mim e para a minha família, que pôde reconhecer meu compromisso como acadêmica de Engenharia Civil e a responsabilidade que assumirei quando me formar. Fiquei lisonjeada com o convite para ser juramentista, uma experiência muito boa representar meus colegas durante o juramento. Me surpreendi também com o cuidado das professoras organizando o evento, o que era para ser simples foi caprichado e excelente. Um grande diferencial do Cesmac.”

A cerimônia foi marcada pela presença em massa dos familiares dos estudantes, o que trouxe um ambiente de harmonia e unidade para o evento, fortalecendo os laços tradicionais entre a família, o estudante e a instituição.

O aluno do 1º período, Alex Sereno também expressou sua alegria em participar deste momento:

“A cerimônia do capacete foi um momento muito especial e marcante em minha trajetória acadêmica. Representa para mim, o início de uma nova fase. A cada passo, vejo o quanto a Engenharia tem o poder de transformar realidades, e essa cerimônia simboliza a importância do comprometimento com essa transformação. Foi gratificante fazer parte desse momento e estar cercado por colegas e professores que incentivam e compartilham desse sonho.”

A Cerimônia do Capacete está se tornando tradição no nosso curso, é um momento muito especial e de grande emoção para os professores, alunos e seus familiares, que têm participado com muita alegria, o que é de grande incentivo para os nossos futuros engenheiros civis.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Roseneide Honorato salientou a importância de celebrarmos nesse momento:

“A Cerimônia do Capacete simboliza o compromisso que todos nós temos com a nossa profissão, desde o momento de inserção a finalização do curso. Com um equipamento como o capacete nos identificamos; portanto, celebramos este lindo momento junto a alunos, professores e familiares com fins de unirmos em nossas semelhanças e diferenças para o alcance da formação em Engenharia Civil”.