JUSTIÇA

Em audiência, Flávio Dino diz que há uma pandemia de incêndios no país

Publicado em 10/09/2024 às 23:01

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira, que o governo federal convoque mais bombeiros militares e homens da Força Nacional para auxiliar o combate imediato de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Em audiência de conciliação, também nesta terça, Dino disse que há uma pandemia de incêndios no país. O ministro ainda pediu a ampliação da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal nas regiões. E também determinou que mais aviões devem ser utilizados no trabalho contra incêndios.

Flávio Dino ainda estabeleceu seja realizado mutirão das polícias federal e civil nas investigações das causas do surgimento de incêndio nos 20 municípios que centralizam 85% dos focos de fogo em todo país.  

Essas cidades foram listadas pela AGU na audiência no STF, que atende a demanda de que o governo cumpra metas contra o desmatamento. A AGU ainda apresentou relatório sobre a situação atual dos incêndios e o que o governo federal está fazendo para resolver o problema.

Flávio Dino ainda receberá, no dia 19 de setembro, governadores dos nove estados da Amazônia Legal, mas o Mato Grosso do Sul, onde também se situa o Pantanal, para discutir as medidas que estão sendo tomadas. 

Fumaça de queimadas sobe em floresta tropical na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2 de março de 2024. REUTERS/Bruno Kelly
© REUTERS/Bruno Kelly
Justiça STF: Ministro quer mais atuação do governo federal no combate ao fogo Brasília 10/09/2024 - 21:25 Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional queimadas incêndios incêndios na Amazônia incêndios no Pantanal terça-feira, 10 Setembro, 2024 - 21:25 118:00