PERSEGUIÇÕES

Ameaças e tentativa de homicídio em Novo Lino: padre é forçado a deixar igreja após ser alvo de violência política

Por Redação com agências Publicado em 22/08/2024 às 16:07

No último domingo, 18, o padre André Albuquerque, da paróquia de São José, em Novo Lino, anunciou que deixaria de ser o sacerdote do município. Ele estava há cinco anos na congregação da cidade e diz ter enfrentado perseguições políticas, que o levaram a tomar a decisão.


A notícia, que não é nova, envolve ameaças, difamação e uma suposta tentativa de homicídio, causada pela sabotagem no veículo oficial da paróquia.


Durante o Sermão na missa de domingo, registrado em live e compartilhado nas redes sociais da Paróquia São José, Padre André falou sobre uma reflexão sobre a vida e a importância dela, afirmando, a seguir, que sofreu ameaças veladas e foi alvo de inverdades. Em seguida, o pároco contou que, na semana anterior, os freios do carro da paróquia foram cortados.


“O carro da paróquia só é usado por mim ou por alguém de extrema confiança. Além disso, andam comigo vidas, preciosas por sinal, que não posso pôr em risco”, completou, informando que esse foi o estopim para o pedido de sua transferência, realizada em comum acordo com Dom Carlos Alberto, arcebispo de Maceió e principal liderança da Igreja Católica no estado.


Ao Jornal de Alagoas, moradores de Novo Lino relataram que os discursos de Padre André durante as missas da cidade estavam mais duros e carregados de mensagens que podem ter ofendido políticos da cidade.


“O Arcebispo Metropolitano, junto ao Conselho Presbiteral se reúnem e fazem uma redistribuição dos clérigos em novas funções. Aconteceu com o Padre André Albuquerque e vários outros sacerdotes neste ano de 2024”, disse o porta-voz da Arquidiocese, Pe. Rodrigo Rios.


A prefeita de Novo Lino, Marcela Gomes (MDB), publicou nas redes sociais que foi pessoalmente à sede da Secretaria de Segurança Pública para requerer que os fatos sejam apurados de forma célere e se, comprovados, que os responsáveis sejam responsabilizados no rigor da lei.


Em ofício, a prefeita destaca que tomou conhecimento, via vídeos e áudios nas redes sociais e WhatsApp, de um atentado contra a vida do padre André Albuquerque. Segundo ela, diversas mensagens foram propagadas nas redes sociais, atribuídas a um indivíduo conhecido como Demário José da Silva, também chamado de "Maro da geladeira". Nelas, ele faz insinuações sobre a tentativa de homicídio e manifesta descontentamento com a presença do padre na cidade.


Ainda no documento e de acordo com os áudios relatados, Demário José sugere que conhece quem estaria por trás do atentado contra o padre, utilizando expressões que indicam a intenção de retribuir as ações dessa pessoa, mencionando que "vai pagar o preço". Ele também diz estar sendo alvo de tramas contra sua vida, afirmando que, se algo acontecer com ele, será responsabilidade da mesma pessoa que atentou contra o padre.


O padre André tomará posse na Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Porto de Pedras, no dia 27 de setembro, onde sucederá o Padre Antelmo. Em Novo Lino, Padre Ronaldo Santos irá assumir a Paróquia de São José no dia 26 de setembro.