MDIC: Automóveis apresentaram queda em importação motivado por queda de preço
O diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, afirmou nesta terça-feira, 6, que o setor de automóveis teve queda de importação no mês de julho, apesar do crescimento contínuo registrado ao longo do ano.
"A gente vem observando ao longo do ano um aumento muito grande na importação de automóveis, principalmente elétricos, mas em julho tivemos redução de 3,6% no valor motivado por queda de preço e um pequeno aumento de volume de 1%", disse Brandão. Os dados foram divulgados há pouco pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC.
"Nos primeiros sete meses do ano tivemos praticamente um aumento de 100% na importação de veículos, mas arrefeceu neste mês de julho, tivemos mudança de tarifa que acaba desestimulando importação de veículos", explicou o diretor.
Brandão destacou ainda que os bens de capital registraram o maior crescimento (28,5%) em julho entre categorias de importação. Já o combustível, segundo ele, foi a única categoria em queda de valor importado, disse.