Biden aceita a ideia de desistir das eleições, dizem aliados
Fontes próximas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicam que ele começou a considerar a ideia de desistir da candidatura à reeleição. As informações foram divulgadas pelo jornal “The New York Times” na noite desta quinta-feira (18).
Reflexão sobre Possível Derrota para Trump
Segundo a reportagem, Biden está avaliando a possibilidade de uma derrota para Donald Trump nas eleições de novembro. No entanto, ele ainda não tomou uma decisão definitiva.
Uma pessoa próxima ao chefe do governo-norte-americano afirmou ao jornal que “a realidade está aparecendo” e que não se surpreenderia se Biden decidisse apoiar a candidatura de Kamala Harris em caso de desistência.
Outra fonte informou à agência Reuters que o presidente está “reflexivo” sobre a hipótese de abandonar a disputa eleitoral: “Ele está reflexivo sobre o que está acontecendo, sei que isso é um fato. Ele está pensando sobre isso seriamente”.
Mudança de Postura e Pressões Recentes
O “The New York Times” já havia relatado uma mudança na postura de Biden. Anteriormente resistente, o presidente começou a se mostrar mais receptivo a argumentos a favor da desistência.
Nos últimos dias, após um desempenho fraco em um debate de TV com Trump e uma série de gafes, Biden vinha defendendo que foi escolhido nas primárias e que poderia vencer.
Pesquisas recentes apontam um cenário desfavorável para o atual mandatário, que aparece atrás do republicano e perde espaço em estados-chave. Essa situação preocupa os democratas, que temem que a insistência na candidatura dele possa comprometer a maioria na Câmara dos Representantes.
Pressão de Líderes Democratas
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, disse a deputados democratas que acredita que Biden será convencido a desistir “muito em breve”, conforme reportado pelo “The Washington Post”.
Outro democrata influente, o ex-presidente Barack Obama, também expressou preocupação com a candidatura do político, aconselhando que ele considere seriamente sua viabilidade como candidato à reeleição.
Hipóteses para Desistência
Em entrevistas recentes, Joe Biden mencionou três condições para uma possível desistência:
- Intervenção divina;
- Se sua equipe afirmar que ele não pode vencer;
- Recomendação médica devido a uma condição de saúde séria.
Isolamento por Covid-19
Atualmente, o presidente dos Estados Unidos está isolado em sua casa em Delaware após ser diagnosticado com Covid-19, o que levou à suspensão temporária de sua agenda de campanha.