Mais de 360 mil clientes do Banco Master já pediram reembolso ao FGC
Pagamentos começam nesta segunda-feira após liquidação extrajudicial das instituições do grupo
Quase 369 mil dos cerca de 800 mil clientes do Banco Master que possuem valores cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já solicitaram o reembolso das quantias aplicadas na instituição financeira. Os dados foram divulgados neste domingo (18) pelo próprio FGC, pouco mais de 24 horas após o início do processo de ressarcimento aos credores.
De acordo com o fundo, aproximadamente 150 mil clientes já concluíram todas as etapas exigidas para a solicitação da garantia, habilitando-se diretamente para a fase de pagamento, que tem início previsto para esta segunda-feira (19). O volume expressivo de pedidos reflete a alta demanda por restituição dos valores após a intervenção nas instituições do grupo.
O processo de reembolso teve início dois meses depois da decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master S.A., do Banco Master de Investimento S.A. e do Banco Letsbank S.A. Desde às 9h30 do sábado (17), os investidores podem acessar o aplicativo oficial do FGC para realizar os procedimentos necessários à liberação dos recursos.
Ainda segundo o Fundo Garantidor de Créditos, o aplicativo segue operando normalmente neste domingo, apesar da possibilidade de lentidão em razão de picos considerados anormais de acessos simultâneos. No sábado, logo após o anúncio de que os depósitos começariam nesta semana, uma corrida ao sistema provocou instabilidade temporária na plataforma.
O FGC informou que, atualmente, cerca de 9 mil pedidos de ressarcimento estão sendo processados por hora, o que equivale a aproximadamente 2,5 solicitações por segundo, ritmo considerado elevado diante da complexidade do procedimento e do volume de clientes envolvidos.