FUTEBOL

Nápoles apresenta projeto para ampliar estádio Maradona e sediar Euro 2032

Capacidade da arena passaria de 54,7 mil lugares para 63,3 mil

Por Redação ANSA Publicado em 04/08/2026 às 15:08
Projeto de requalificação do estádio Diego Armando Maradona ANSA

A Prefeitura de Nápoles apresentou nesta terça-feira (4) o projeto de reforma do estádio Diego Armando Maradona, casa do Napoli, para a Eurocopa de 2032, que terá Itália e Turquia como sedes.

A obra está prevista para ser concluída em 2030 e aumentará a capacidade da arena dos atuais 54.732 lugares para 63.300, graças à eliminação da pista de atletismo e à criação de um novo anel inferior, aproximando a torcida do gramado.

O investimento municipal será de cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão). O projeto, apresentado pelo prefeito Gaetano Manfredi e pelo secretário de Infraestrutura da cidade, Edoardo Cosenza, prevê também 16 camarotes, novos estacionamentos e áreas verdes no entorno.

O estádio, que é um dos 16 candidatos para ser uma das cinco sedes italianas na Euro 2032, será autossuficiente em termos energéticos e hídricos, atendendo aos padrões de sustentabilidade da Uefa. A estrutura original do Maradona será mantida, e a arena poderá ser utilizada durante a reforma.

"Não podemos aceitar uma Eurocopa na Itália sem Nápoles, por isso tivemos o máximo empenho", disse Manfredi. O estádio, no entanto, corre o risco de ficar subutilizado em pouco tempo, já que o Napoli sonha em construir uma arena privada com recursos próprios nos próximos anos.

"Espero que possa haver um diálogo com o Napoli sobre o uso do Maradona quando ele for completamente reestruturado", minimizou o prefeito napolitano.

Ao todo, 13 cidades, totalizando 16 estádios, apresentaram candidaturas à Federação Italiana de Futebol (Figc) para sediar a Euro 2032: Bari, Bolonha, Cagliari, Florença, Gênova, Lecce, Milão, Nápoles (dois projetos), Palermo, Roma (três projetos), Salerno, Turim e Verona.