Alemanha sinaliza interesse em ser sede da Copa do Mundo de 2038 ou 2042
Federação Alemã de Futebol trabalha em candidatura para futuros torneios.
País-sede do torneio principal de seleção em 1974 e em 2006, a Alemanha admitiu o interesse em voltar a ser palco de uma nova edição da Copa do Mundo. De olho nessa possibilidade, os alemães já começaram a se movimentar para apresentar uma candidatura a fim de organizar uma competição em 2038 ou 2042.
Mesmo depois do aumento do número de participantes da competição, 48 escolhidos entraram em ação nos jogos que foram realizados nos Estados Unidos, México e Canadá neste ano, a Alemanha considera ter a estrutura necessária para abrigar o torneio.
Integrante da diretoria da Federação Alemã de Futebol (DFB), Axel Hellmann, que também é CEO do Eintracht Frankfurt, comentou sobre o assunto. Segundo ele, a candidatura para 2042 é a mais provável, embora 2038 não esteja descartada.
“Adoraríamos, e existe uma iniciativa de Neuendorf e também da DFB para concorrer em 2042, talvez 2038. Tudo porém, vai depender das normas da Fifa”, afirmou o dirigente alemão em entrevista ao portal The Athletic .
A confiança de Hellmann no sucesso da empreitada se apoia na estrutura que a Alemanha ostenta para poder ser o palco de uma competição de grande porte, com estádios, rede de hotéis e um eficiente sistema de transportes.
“A Alemanha tem infraestrutura de estádios, mobilidade e hoteleira. Tenho certeza de que todos os jogos terão ingressos esgotados e a competição será um sucesso”, afirmou.
A Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países de três continentes diferentes, tendo Espanha, Portugal e Marrocos como principais sedes. Argentina, Uruguai e Paraguai também vão sedias jogos pelo torneio. O anúncio oficial foi feito pela Fifa.