ATAQUE

Suspeito de ataque em Berlim declarou lealdade ao EI, diz mídia

Vídeo estava em celular de Abdul Ballout recuperado por agentes

Por Redação ANSA Publicado em 28/07/2026 às 15:15
Homenagem em Berlim à vítima e feridos do ataque na Parada do Orgulho © ANSA/AFP

Investigadores alemães encontraram no celular de Abdul Ballout, o suposto autor do ataque contra a Parada do Orgulho de Berlim, um vídeo em que ele declara lealdade ao Estado Islâmico (EI).

O atentado deixou um morto e 31 feridos, de acordo com o mais recente balanço divulgado nesta terça-feira (28).

Segundo o jornal Bild, o aparelho telefônico estava dentro do carro utilizado no atentado. O vídeo em que o jovem de 21 anos declara lealdade ao EI foi gravado em 25 de julho, data do ataque.

O Bild também revela que investigadores libaneses apontaram que dois primos do suspeito combateram pelo Estado Islâmico.

Além deles, uma tia de Ballout seria casada com um jihadista.

Em declaração a Der Spiegel, o pai do suspeito, o libanês Tawfik Ballout, afirmou que família é xiita e não apoia o EI.

Na noite de sábado (25), o rapaz de nacionalidade alemã avançou com uma van contra uma multidão que participava da Parada do Orgulho em Berlim. Em seguida, ele atacou pedestres com armas brancas.

Ballout morreu no domingo (26) durante uma perseguição policial.