Estados Unidos vencem Austrália e se aproximam do mata-mata
Seleção norte-americana chegou a seis pontos no Grupo D; empate entre Turquia e Paraguai garante a classificação
Os Estados Unidos conquistaram a segunda vitória na Copa do Mundo de 2026 ao derrotarem a Austrália por 2 a 0, nesta sexta-feira (19), em Seattle.
O resultado foi construído com gols de Burgess, contra, e Freeman. Com o triunfo, a equipe dona da casa chegou a seis pontos em dois jogos e permanece na liderança do Grupo D.
Um empate no outro jogo do grupo, entre Turquia e Paraguai, que ainda não pontuaram, classificará automaticamente os Estados Unidos para a fase mata-mata da competição. A partida entre turcos e paraguaios será disputada na madrugada deste sábado (20).
Mesmo com a derrota, a Austrália, que tem três pontos, ainda mantém boas chances de avançar.
Notícias relacionadas: NY Times elege o hino do Brasil o mais bonito entre os países da Copa; México bate Coreia do Sul e vira 1º classificado ao mata-mata da Copa; Veja os resultados dos jogos de quinta-feira (18) na Copa.
⚽ Fique por dentro das partidas e resultados. Veja a tabela de pontos por grupos
Gol contra
Os Estados Unidos levaram um susto logo no primeiro minuto, quando Touré exigiu boa defesa de Freese. A reação, porém, veio rapidamente, e a equipe da casa abriu o placar pouco depois.
Assim como ocorreu na estreia contra o Paraguai, um gol contra abriu caminho para a vitória norte-americana. Aos 11 minutos, Balogun foi acionado pela esquerda, avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Burgess não conseguiu evitar o desvio e mandou a bola para o próprio gol.
Com intensidade sob o sol de Seattle, os Estados Unidos continuaram pressionando e ampliaram aos 43 minutos.
Em cobrança de falta ensaiada pela direita do ataque, Dest finalizou da entrada da área. A bola desviou na defesa, subiu, e o zagueiro Freeman ganhou do goleiro Beach para marcar. O lance chegou a ser anulado por impedimento, mas o gol foi validado após consulta ao VAR.
O técnico Tony Popovic, da Austrália, fez três mudanças no intervalo e mais uma nos primeiros 15 minutos da etapa final. A seleção australiana passou a ocupar mais o campo adversário.
Apesar da pressão ao longo de quase todo o segundo tempo, a Austrália apostou em muitos cruzamentos, especialmente com Volpato pela direita, mas não conseguiu criar grandes oportunidades.
Na última rodada do Grupo D, na quinta-feira (25), os Estados Unidos enfrentam a Turquia, em Los Angeles. No mesmo dia, Paraguai e Austrália se enfrentam em Santa Clara.