Messi faz três, iguala Klose e Argentina bate Argélia na estreia
Camisa 10 chegou a 16 gols em Mundiais na vitória por 3 a 0 em Kansas City, pelo Grupo J
A Argentina iniciou a busca pelo tetracampeonato da Copa do Mundo com uma noite histórica de Lionel Messi. Com três gols do camisa 10, os campeões atuais venceram a Argélia por 3 a 0 nessa terça-feira (16), em Kansas City, na abertura do Grupo J, que também conta com Áustria e Jordânia.
Convocado para a sexta Copa da carreira, assim como o goleiro mexicano Guillermo Ochoa e o atacante português Cristiano Ronaldo, Messi foi o primeiro deles a entrar em campo nesta edição. Atleta com mais partidas em Mundias, agora com 27 jogos, o argentino chegou a 16 gols no torneio e igualou o ex-centroavante alemão Miroslav Klose como maior artilheiro da história da competição entre os homens.
Notícias relacionadas: Haaland brilha e Noruega goleia Iraque em seu retorno à Copa do Mundo ; França vence Senegal por 3 a 1 na estreia do Grupo I da Copa do Mundo ; Jogador de Gana perde recurso para obter visto antes do jogo da Copa .
O resultado também encerrou um jejum incômodo para os argentinos. Nas duas vezes anteriores em que estrelaram em Copas como detentores do título, os sul-americanos foram derrotados. Em 1982, quatro anos após a primeira conquista, perdeu para a Bélgica. Em 1990, a seleção campeã, em 1986 foi superada por Camarões.
Com três pontos, a Argentina permanece nos Estados Unidos para a segunda rodada do Grupo J. Na próxima segunda-feira (22), às 14h, no horário de Brasília, a equipe enfrentará a Áustria. A Argélia, ainda sem pontuar, segue para o Canadá e enfrenta a Jordânia na terça-feira (23), a partir da meia-noite, em Santa Clara, em busca da reabilitação.
Noite de craque
Antes dos nove minutos de jogo, a rede já havia balançado duas vezes em Kansas City, mas nenhum dos gols foi validado. Messi marcou aos cinco minutos, e o volante Fares Chaibi, aos sete, mas ambas as lanças foram anuladas por impedimentos milimétricos.
Aos 16 minutos, Messi abriu o placar. Lançado pelo volante Rodrigo de Paul pelo meio, o camisa 10 avançou até a meia-lua e finalizou no ângulo esquerdo do gol defendido por Luca Zidane. O goleiro, filho da ex-meia Zinedine Zidane, francês de ascendência argelina, ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
O gol deu à Argentina a condição de controlar o ritmo da partida. A equipe passou a administrar a posse de bola, com troca de passes e paciência. Aos 30 minutos, Messi escapou de ser expulso após uma solada em Aïssa Mandi. O zagueiro pediu intervenção do julgado de vídeo, mas foi marcado apenas a falta.
A partida ficou sob domínio argentino até os minutos finais do primeiro tempo, quando a Argélia conseguiu equilibrar as ações. Chaibi foi a principal opção da equipe africana para tentar levar perigo ao goleiro Dibu Martínez, mas faltou qualidade nas finalizações.
No segundo tempo, Messi voltou a decidir. Aos 14 minutos, Alexis Mac Allister arriscou de longe, Zidane deu rebote, e o camisa 10 aproveitou para marcar o segundo. Aos 30, o craque de 38 anos recebeu de Nico González na entrada da área e chutou forte, rasteiro, no canto direito do goleiro, fechando a vitória argentina por 3 a 0.