Corinthians enfrenta Vasco na Arena e pode cumprir punição no clássico com o São Paulo
Clube aguarda decisão do STJD sobre perda de mando e busca reverter sanção por injúria racial em multa financeira
O Corinthians aguardou até a noite desta quarta-feira uma definição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre a punição de perda de um mando de campo, imposta após incidentes na partida contra o Palmeiras. Sem resposta oficial, o clube iniciou a venda de ingressos para o duelo com o Vasco, marcado para domingo, na Neo Química Arena. Com isso, existe a possibilidade de a penalidade ser cumprida apenas no clássico contra o São Paulo, no dia 10 de maio.
A diretoria corintiana entrou com recurso no STJD questionando a decisão, que se baseou em um vídeo no qual um torcedor teria cometido injúria racial contra o goleiro palmeirense Carlos Miguel. O autor da ofensa não aparece nas imagens, apenas uma voz ao fundo é ouvida. O julgamento do recurso está previsto para esta sexta-feira.
Amparado por uma regra que exige um prazo de 10 dias para o cumprimento da decisão do primeiro julgamento no STJD, o departamento jurídico do clube autorizou a venda de ingressos para a partida diante do Vasco. O Corinthians precisa vencer para sair da zona de rebaixamento.
O resultado do julgamento do recurso nesta sexta-feira definirá se a perda do mando de campo terá que ser cumprida já no clássico com o São Paulo, próximo jogo como mandante do Corinthians. Após enfrentar o Vasco, o clube visita o Mirassol pelo Brasileirão.
A diretoria alvinegra trabalha para transformar a punição em multa, alegando que outros clubes envolvidos em casos de injúria racial receberam apenas penalidades financeiras, sem perda de mando.
O confronto da 13ª rodada acontece no domingo, às 16h. O técnico Fernando Diniz contará com o retorno de jogadores importantes que foram poupados diante do Barras, pela Copa do Brasil: o goleiro Hugo Souza, o zagueiro Gabriel Paulista, Mateus Bidu, Raniele, Breno Bidon, Rodrigo Garro e Yuri Alberto. André, que cumpriu suspensão contra o Vitória, também está à disposição. Kayke, lesionado, segue como desfalque.